Ops, falei!

Não sei direito se posso postar algo por aqui, mas de qualquer modo vamos lá.

Sou um leitor assíduo de blogs de todos os gêneros: tecnologia, música, fotos, cartoons, tirinhas, bobagens etc. Confesso que não sou muito chegado a uma leitura de livros, acredito ser esse o motivo de ter me identificado com esse modelo de leitura.

Há algum tempo, escrever em blog era coisa de passatempo, um hobby para pessoas que precisavam externar algumas coisa, e uma brincadeira para outros que gostam de pregar peças nas pessoas. Um bom exemplo disso que falei são os blogs Viciado Carioca, que começou sendo um desabafo de um jornalista sobre o problema que ele enfrentava com as drogas e tudo que passou durante sua vida de usuário (rendeu até um curta-metragem que foi lançado em DVD), e o Cocadaboa, que ganhou fama ao espalhar boatos e falsas notícias pela internet, fazendo com que muitos "jornalistas renomados" reproduzissem suas notícias como verídicas, os chamados "patos do cocadaboa". É uma pena que ambos se encontrem às moscas. Talvez por conta do rumo que isso tomou, talvez porque casaram e tiveram filhos, ou simplesmente porque perderam os dedos das mãos, vai saber... Entretanto, nos dias atuais ser "blogueiro" é praticamente uma profissão.

Muitos dos blogs que frequento escrevem posts "pratocinados". Isso mesmo, são posts aparentemente inofensivos, que tocam em algum assunto sem maiores pretensões, mas que por trás está a grande máquina do capitalismo de fazer consumidores: as agências de publicidade, que investem dinheiro e fazem, o que antes era um hobby, se tornar profissão e meio de sustento. Essa é a Web 2.0, que trouxe consigo muitas novidades, que alguns podem ver como positivas, e outros podem acabar enxergando como negativas.

Eu, simples como sou, um verdadeiro sapo manco na beira da lagoa, sou um dos otimistas e um eterno entusiasta do uso das tecnologias em prol da aprendizagem e da socialização do conhecimento. Aplaudo de pé os que fazem da internet uma sala de aula, levando conhecimento para todos os cantos, e trazendo de lá as experiências daqueles que aqui buscam o saber.

Nenhum comentário: